28 de julho de 2008

Vamos de férias

Estamos fartos de trabalhar e portanto vamos de férias.
Ouvimos dizer que faz muito calor no Sahara em Agosto. Como não temos a certeza que seja verdade, decidimos ir até lá para verificar in loco. Vamos para Marrocos, sempre para sul, até aguentarmos o tal calor. Quando não aguentarmos mais, ou quando o dinheiro acabar, mais damos meia volta e regressamos
Até jazz.

12 de junho de 2008

Fotografias

Abaixo podem ver uma versão electrónica de um livro com fotografias tiradas durante a nossa viagem ao Mali em 2007.
O original em papel e com o dobro das páginas tem outro impacto, mas ainda assim espero que gostem ;-)

27 de maio de 2008

Uma viagem inesquecível

Esta foi sem dúvida a viagem mais emocionante que fiz. Uma verdadeira aventura, algo que sempre tinha sonhado fazer mas que parecia impossível. A ideia surgiu na mente destas duas personagens, num jantar aparentemente normal. Depois de uma garrafa de vinho e muitos projectos e ideias que pareciam tiradas de uma expedição do National Geografic. Quando cheguei a casa pensei que este projecto tinha ido com o vinho. Enganei-me redondamente, o Filipe não é do tipo de esquecer uma viagem, muito menos esta a ainda por cima com uma companhia igualmente louca como ele. A coisa estava definida na cabeça dele. Foram alguns meses de planeamento, uma quantidade considerável de vacinas e alguma burocracia e no dia 29 de Dezembro de 2006 lá estávamos a acordar para a grande aventura.
Lá fomos no UMM amarelo, ferrugento e cheio de barulhos, rumo a sul. Fomos direito a Algeciras, atravessamos para Marrocos, fizemos a passagem de ano numa praia e depois ficámos sem travões. Fizémos 1000 Km sem travões (só travão de mão) em Marrocos. Entrámos no Sahara Ocidental e por fim lá encontrámos uma oficina onde nos arranjaram os travões.
Atravessámos o Sahara e entrámos na Mauritânia. Chegádos a meio da Mauritãnia virámos à esquerda e entrámos na aventura da aventura. O UMM voava á velocidade louca de 70 Kmh pelas pistas de areia no deserto do Sahara. Simplesmente fabuloso, a terra, as cores, os animais, as pessoas e muito especialmente as crianças. É uma viagem de emoções!
Quando estávamos a 100Km de Timbuktou a ventoinha do UMM decidiu entrar em órbita, rompeu o radiador e o UMM sobreaqueceu. "No problem" uma mezinha resolveu o assunto e o UMM entrou triunfante em Timbuktu, a cidade perdida. Ficámos 1 dia e meio que deu para ver a cidade, os manuscritos, uma fotografadela ás mesquitas e enviar uns postais pelo correio para a família.
Partimos de Timbuktu ainda de noite, atravessámos o Níger com destino a Bamako. Fizemos uns míticos 200 Km de chapa ondulada (sim 200 Km) que deu para criar uma folga de duas voltas na direcção do UMM e desapertar todos ou quase todos seus parafusos (íamos perdendo a bateria).
Chegamos a Bamako com o UMM a pedir mais, mais quilómetros, mais saltos, o carro estava mesmo bom e pensámos, que pena termos já os bilhetes de avião senão fazíamos tudo para trás até Lisboa, novamente.
Despedimo-nos daquela incrível viatura com muita pena minha e regressámos a Lisboa com a esperança de voltar.
Estamos-nos a preparar para 2009 mas tudo começa pela viatura que nos vai levar até lá, depois as vacinas, o passaporte, os vistos e o equipamento....Nunca mais chega a hora!

16 de maio de 2008

Até Timbuktu num UMM

No link abaixo podem ler um relato da nossa viagem ao Mali em 2007.
Dessa vez levámos um UMM amarelo com 20 anos que ainda por lá deve andar.
Se o torno a ver ainda sou capaz de o (re)comprar e trazê-lo de volta ;-)
Artigo publicado no suplemento Fugas do Público.

Ver em PDF

9 de maio de 2008

Calendário

Esta é a primeira versão do calendário.

8 de maio de 2008

A prova do crime

Esta é a fotografia que tanto aborreceu os policias que viajavam na camioneta. Foi a única que sobreviveu, pois todas as outras que eles viram tirar foram logo ali apagadas. Como não me viram tirar esta não tive que a apagar.
Mas, para além de ser uma porcaria de fotografia, não tem nada de mais. Nem sequer se vêem os policias.
Se não fosse esta história toda mais valia apagá-la também.

7 de maio de 2008

Rui Costa lava automóveis em Timbuktu

Esta fotografia faz-me sempre lembrar as 2 camisolas do Figo que levámos connosco para o caso de nos depararmos com uma situação que exigisse algo mais do que alguma diplomacia ou dinheiro para resolver.
Essa situação surgiu no Mali, a centenas de quilómetros de qualquer povoação, quando alguém decidiu tirar uma fotografia a uma camioneta de passageiros que também ali parara junto ao poço.
Da camioneta saíram logo 2 polícias que se dirigiram imediatamente a quem eles viram tirar as fotografias.
Disseram que tínhamos cometido um delito: fotografar um veículo onde seguiam agentes da autoridade.
Aquilo, no entender dos polícias era muito grave, e como tal teriam que levar as máquinas fotográficas para a esquadra. Se quiséssemos as máquinas de volta teríamos que ir buscá-las ao posto da polícia.
Isto iria desviar-nos mais de 300 Km do nosso caminho, mas não havia, aparentemente, outra solução.
Tentámos tudo para evitar o desvio, mas eles estavam irredutíveis.
Em desespero oferecemos-lhes as 2 camisolas do Figo e mais 20 euros e eles aceitaram a troca.
Foi o Figo que nos salvou daquela enrascada.

Será que esta camisola do Rui Costa também desenrascou alguém, ou foi apenas um "cadeau"?

6 de maio de 2008

4 de maio de 2008

A aventura vai começar

Já andamos num desassossego só de pensar que a seguir ao Natal partimos para mais uma aventura em África. Parece que desta vez vamos ter com quem falar português. Desde que o site está funcionar temos tido bastantes interessados em participar nesta loucura.
Decidimos criar este blog onde poderão acompanhar os preparativos da viagem e conhecer alguns episódios da viagem anterior.
Podem fazer perguntas e comentários, escusam é de nos chamar loucos. Isso já nós sabemos que somos ;-)